Seguidores

ODONTOPEDIATRIA

Odontopediatria e pré-natal odontológico

            A odontopediatria é uma especialidade odontológica que realiza diagnóstico, prevenção e tratamento odontológico em crianças, mesmo quando estas estão dentro do ventre materno. Este período de tratamento é conhecido como pré-natal odontológico. O aleitamento materno é incentivado, pois os benefícios vão além do nutricional, do imunológico, do bom desenvolvimento neurológico, da face, da respiração nasal, de todo o corpo, inclusive o fator psicológico, através do vínculo afetivo.
            O pré-natal odontológico colabora com a saúde integral da gestante, integrando-se ao pré-natal médico. Processos infecciosos podem desencadear um parto prematuro. Portanto, uma infecção na cavidade bucal, também pode ser responsável por este parto. Sabe-se que durante a gestação ocorrem várias alterações físicas e psicológicas na mulher. É um período sublime, mágico! O dentista avalia a condição de saúde da cavidade bucal da gestante e realiza um plano de tratamento, se houver necessidade. O importante é ter todas as informações da gestante: qual é o período de gravidez, se tem alergias, ou se tem outros problemas de saúde como hipertensão, diabete.
            As alterações hormonais promovem mudanças em todo o corpo, inclusive na cavidade bucal. As alterações vasculares são evidentes. Quando pouca quantidade de placa bacteriana é capaz de gerar um processo inflamatório na gengiva, conhecido como gengivite gravídica. O tratamento baseia-se em orientar quanto às técnicas de higiene e também sobre os hábitos alimentares, ou seja, reduzir ao máximo o consumo de doces, que são também cariogênicos. A dieta deve ser saudável, balanceada, nada em excesso, rica em frutas e verduras.        Diante de uma urgência o atendimento deve ser realizado em qualquer período da gravidez. As radiografias, quando indicadas, podem ser realizadas com segurança para a futura mamãe e para o bebê, sempre lançando mão de protetores chumbo contra a radiação. Tratamentos eletivos, como cirurgias, podem ser realizados após o parto, desde que não haja infecção e dor, estes devem ser sanados imediatamente. O melhor período de tratamento é o 2º trimestre, quando os enjôos são menos freqüentes. As restaurações podem ser realizadas com tranqüilidade neste período. Uma dúvida freqüente é quanto ao uso de anestesia. Os anestésicos para gestantes são apropriados para que ela não sinta dor e que não traga malefícios ao bebê.
A prevenção odontológica do bebê começa pela própria saúde integral da futura mamãe!!!

Maria Cristina Ramos Lima Padovani
Mestre em Odontopediatria.